segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A fã de Senhor dos Anéis, Ingahild Grathmer



    Que há fãs de Senhor do Anéis de todos os tipos, isso não é novidade, até Barack Obama ex-presidente dos EUA já havia afirmado a sua admiração pelas obras de Tolkien.  Mas algumas coisas são tão curiosas, que merecem um atenção maior de tão inusitadas que são.


    Nos anos 70, uma fã dinamarquesa chamada Ingahild Grathmer enviou uma correspondência com um conjunto de suas ilustrações de Hobbit e a trilogia LOTR para o o proprio J.R.R. Tolkien, feitas através de xilogravura. Ele já era um senhor idoso, e quase a artista não consegue enviar seu trabalho.  O mesmo quando recebeu, ficou muito impressionado e elogiou bastante as obras. Dizia ele que o estilo de Grathmer remetia e muito seus próprios desenhos. Pouco tempo depois da troca de mensagens, em 1972, Tolkien viria a falecer. Dessa forma, desde 1977, os livros de Tolkien na Dinamarca são recheados das belas ilustrações da fã. 
Ingahild Grathmer em seu estudio nos dias atuais.




   A história não seria mais interessante se não tivesse, uma curiosidade a mais.  Ingahild Grathmer é o pseudônimo de Margrethe Alexandrine Þórhildur Ingrid, mais conhecida como Margarida II, rainha da Dinamarca. Sim, a rainha dinamarquesa, que ascendeu ao trono em janeiro de 1972 após a morte de seu pai, era a fã autora das gravuras enviadas a Tolkien.

Ingahild Grathmer fora de seu estudio nos dias atuais


   Após a descoberta da identidade de Ingahild Grathmer, não tardou para que a noticia espalhasse e fosse feito outras colaborações do universo Tolkien com a Rainha. Um dos mais chamativos talvez seja a publicação que reunia suas ilustrações, com poemas que remetem a Senhor dos Anéis produzidos pela "The Tolkien Ensemble", um grupo musical dinamarquês, e narrado por nada mais e nada menos que a lenda: Sir Christopher Lee, o interprete de Saruman nos filmes de Peter Jackson. Nessa altura do campeonato, o pseudônimo de sua majestade foi deixado de lado, e seu nome junto a seus títulos ficaram estampados na capa do CD.
Olhem para os créditos do livro/CD

                                               Os livros com as ilustraçôes de Margarida II:





   Há um problema em creditar algumas gravuras a Grathmer, pois na rede muito se confunde suas ilustrações com a de Eric Fraser, o primeiro ilustrador do livro de O Hobbit. Como a rainha usava xilogravuras, tende a se considerar como delas, as com traçado mais simples, com mais riscados.  As acima nos livros, são dela. Há de se considerar, que as ilustrações de Fraser, tenho inspirado as artes da rainha. Mas isso é especulação.

Saudações de Algol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário